Relatório de Transparência

No Vivalocal, a nossa principal prioridade é manter uma plataforma segura e confiável para a nossa comunidade. Fazemos isso por meio de sistemas de moderação robustos e através do nosso constante trabalho com organizações sem fins lucrativos e autoridades policiais.

Este Relatório de Transparência é publicado nos termos dos artigos 15.º, 24.º e 42.º do Regulamento (UE) 2022/2065 (Lei dos Serviços Digitais - RSD). O relatório contém informações datadas 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, e descreve as atividades de moderação de conteúdo, procedimentos de denúncia e reclamação de usuários, e o nosso envolvimento com agências de aplicação da lei nos estados-membros da União Europeia.

Caso tenha perguntas ou comentários sobre este relatório, entre em contato através do email [email protected]



Moderação de conteúdo

De acordo com o nosso compromisso com a segurança dos nossos utilizadores, investimos tempo e recursos significativos nos nossos processos e sistemas de moderação de conteúdos.

Estabelecemos políticas claras sobre o que é e o que não é aceitável nas nossas plataformas nas Diretrizes de publicação/Termos de Condições e utilizamos um processo de avaliação de riscos em várias fases antes da publicação de todos os anúncios na nossa plataforma, através do qual estes são automaticamente analisados para detetar qualquer conteúdo que viole estas Diretrizes. Além disso, temos uma lista extensa de termos proibidos e de fatores de risco vastos, que têm como finalidade a identificação e prevenção de conteúdo ofensivo e criminal. Todos os anúncios publicados no Vivalocal são analisados tendo em conta estas regras.

Os nossos processos de moderação e de avaliação de riscos são constantemente atualizados e aprimorados, com base na nossa experiência e através do nosso trabalho com instituições de solidariedade especializadas, bem como as autoridades policiais. Este trabalho ajuda-nos a garantir que prevenimos o maior número possível de publicação de conteúdos potencialmente nocivo, ou que os mesmos sejam removidos rapidamente.

Em 2023, rejeitámos 417.811 anúncios publicados nos mercados da União Europeia do Vivalocal.



Denunciar utilizadores

Encorajamos os nossos utilizadores a comunicarem quaisquer problemas ou preocupações diretamente, utilizando a funcionalidade “Denunciar este anúncio", que se encontra em cada anúncio na plataforma. As nossas equipas de moderação revêm todas estas reclamações manualmente, e qualquer anúncio que não cumpra os nossos Termos e Condições é removido e impedido de voltar ao site.

Os sinalizadores de confiança (designados pelo coordenador dos serviços digitais do Estado-Membro em que o candidato está estabelecido) podem apresentar uma notificação no âmbito desse mecanismo de notificação, em conformidade com o artigo 22. Atualmente, os coordenadores dos serviços digitais não designaram esses sinalizadores de confiança, pelo que não foram apresentadas notificações através deste processo durante o período de referência.

Em 2023, os mercados da Vivalocal na União Europeia receberam 12.401 denúncias diretamente dos visitantes do site através desta funcionalidade.



Pedidos da polícia

Consideramos a nossa cooperação com as autoridades policiais essencial para combater qualquer forma de criminalidade no nosso site. Dispomos também de um serviço de pedidos da polícia, que permite que as agências governamentais nos contactem rapidamente para solicitar informações para fins de investigações criminais relacionadas a legislação aplicável na União Europeia e nos seus Estados-Membros. Quando solicitado, fornecemos informações num formato comprovativo para apoiar a polícia no curso das suas investigações.

Avaliamos constantemente as nossas políticas e, quando as autoridades policiais nos pedem para o fazer, tomamos medidas para bloquear utilizadores considerados alto-risco.

Para o ano de 2023, os mercados do Vivalocal na UE receberam 14 pedidos de autoridades policiais.